A Câmara Municipal de Viseu decidiu entregar, a título póstumo, o "Viriato de Ouro" a Manuel Engrácia Carrilho, ex-presidente da autarquia viseense. A sessão solene está marcada para segunda-feira.Manuel Engrácia Carrilho foi presidente da Câmara de Viseu entre 1985 e 1989, eleito pelo CDS/PP.
"O Sr. engenheiro Engrácia Carrilho foi um exemplar servidor da causa pública e a sua rectidão ética e competência técnica e política fizeram sempre dele um padrão inabalável de conduta, dentro e fora dos limites do concelho", salienta a propósito da homenagem o presidente da Comissão Política Concelhia do CDS/PP, Francisco Mendes.
Para o dirigente, "Viseu ainda beneficia hoje da sua capacidade de preparar o futuro, em áreas tão díspares como o urbanismo ou a cultura".
O ex-autarca, que faleceu no início da década de 90, é uma figura "ímpar" para todos os quadrantes políticos, sendo considerado, por unanimidade, uma "referência local". "Ele é o responsável por aquilo que é a alma da cidade", lembrou o deputado "popular" Hélder Amaral. Salientou a "visão futurista" que o ex-presidente teve, recordando que a sua influência nota-se hoje na forma como a cidade tem sido projectada. "Prova disso é a Avenida da Europa, uma obra que foi pensada pelo engenheiro Carrilho", sublinhou Hélder Amaral.
O deputado lamenta, apenas, que a "semente de progresso" deixada pelo ex-autarca "ainda não tenha sido conseguido cumprir 16 anos depois".
Manuel Augusto Engrácia Carrilho nasceu no Sabugal em 1916. O seu percurso político começou em 1948 quando ingressou nos Seviços da Junta de Colonização Interna, sendo nomeado delegado para o distrito de Viseu. Foi delegado do Governo junto da Federação dos Vinicultores do Dão e deputado na então Assembleia Nacional. Em 1964 foi nomeado Governador Civil de Viseu, cargo que exerceu até 1971.Foi também provedor da Santa Casa da Misericórdia.
Faleceu em 1992.
in Diário de Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário