sexta-feira, 22 de maio de 2009

Viriato de Ouro entregue a Engrácia Carrilho

O ex-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Manuel Engrácia Carrilho, falecido em 1992, foi homenageado no dia 18, com a entrega do Viriato de Ouro.
Manuel Engrácia Carrilho nasceu no Sabugal em 1916, mas o seu percurso profissional e político esteve sempre ligado a Viseu. Em 1948, ingressou nos Serviços da Junta de Colonização Interna, sendo nomeado delegado para o distrito de Viseu. Foi delegado do Governo junto da Federação dos Vinicultores do Dão. Em 1964 foi nomeado Governador Civil de Viseu, cargo que exerceu até 1971.Foi também presidente da Câmara de Viseu entre 1985 e 1989, eleito pelo CDS/PP.
O Viriato de Ouro foi entregue pela autarquia de Viseu ao filho mais velho do antigo autarca, Francisco Manuel Carrilho. O descendente aproveitou a cerimónia para partilhar algumas memórias que têm do pai, como a "obsessão" do pai por Viseu. "Ele vivia em permanente vontade de fazer melhor na cidade. Estava sempre a idealizar projectos novos e formas de os concretizar", referiu.
A proposta de atribuição do Viriato de Ouro foi aprovada em Assembleia Municipal, pelo na altura presidente Coelho de Araújo. Apesar de ter sido entregue postumamente, a família afirma que foi "entregue na altura certa". "A família vê com muito orgulho a entrega deste prémio. Vivíamos muito sobre estes assuntos de Viseu e portanto a família acha que há uma verdade entre o que as pessoas pensam sobre a sua actividade e o que vivíamos em família".
O presidente da autarquia de Viseu, Fernando Ruas, salientou que se trata de "uma homenagem justissima". "Nós sabemos qual foi o trabalho deixado pelo engenheiro Carrilho nesta casa. É um trabalho abnegado, muito sério que deixou um legado para todos nós", referiu Fernando Ruas sublinhando que esse legado vai para além das questões políticas.
De acordo com o autarca, os chefes de gabinete e o motorista do antigo autarca foram mantidos até aos dias de hoje.
A entrega do Viriato de Ouro a Manuel Engrácia Carrilho representou a segunda vez que o município atribuiu a mais alta distinção da cidade, sendo que a primeira foi entregue a Azeredo Perdigão por proposta do antigo autarca.

in Jornal do Centro

Sem comentários:

Enviar um comentário